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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Gado de Leite. |
Data corrente: |
12/12/2022 |
Data da última atualização: |
13/12/2022 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
Autoria: |
NOGUEIRA, T. da S.; MONTEIRO, A. L. F.; SILVA, D. H. da C.; SIQUEIRA, K. B.; GOLIATT, P. V. Z. C. |
Afiliação: |
THALLYS DA SILVA NOGUEIRA, Universidade Federal de Juiz de Fora; ANNA LETÍCIA FRANCO MONTEIRO, Universidade Federal de Juiz de Fora; DARLAN HENRIQUE DA COSTA SILVA, Universidade Federal de Juiz de Fora; KENNYA BEATRIZ SIQUEIRA, CNPGL; PRISCILA VANESSA ZABALA CAPRILES GOLIATT, Universidade Federal de Juiz de Fora. |
Título: |
Mineração de dados em tweets para análise do consumo de lácteos no Brasil. |
Ano de publicação: |
2022 |
Fonte/Imprenta: |
Journal of Engineering and Exact Sciences, v. 8, n. 10, 14863-01a, 2022. |
DOI: |
https://doi.org/10.18540/jcecvl8iss10pp14863-01a |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
A pandemia da COVID-19 causou diversos impactos na rotina dos brasileiros e a alimentação é um deles. O foco deste trabalho foi analisar o consumo de produtos lácteos no Brasil nos últimos tempos, empregando dados da rede social Twitter, com a ferramenta Observatório do Consumidor. Com o objetivo de responder às perguntas ?Quais são os derivados lácteos mais consumidos no Brasil? e ?Como foi este consumo ao longo do tempo??, utilizou-se técnicas de processamento de linguagem natural nos dados para identificar os verbos referentes ao consumo e suas respectivas frequências ao longo do tempo. Foi observado que sorvete, leite condensado, queijos, doce de leite e leite foram os cinco produtos lácteos que obtiveram maior número de menções a verbos que remetem ao consumo, caracterizando-os como os produtos mais consumidos no período analisado. Entretanto, foi observado que o consumo de lácteos vem diminuindo desde 2020. Estes resultados mostram que é possível analisar de forma rápida, dinâmica e barata, o consumo de alimentos por meio das redes sociais. |
Palavras-Chave: |
Inteligência artificial. |
Thesagro: |
Consumidor; Laticínio; Leite; Mercado; Pesquisa; Produto Derivado do Leite. |
Categoria do assunto: |
L Ciência Animal e Produtos de Origem Animal |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/doc/1149491/1/Mineracao-de-dados-em-tweets-para-analise-do-consumo-de-lacteos-no-Brasil.pdf
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Marc: |
LEADER 01902naa a2200265 a 4500 001 2149491 005 2022-12-13 008 2022 bl uuuu u00u1 u #d 024 7 $ahttps://doi.org/10.18540/jcecvl8iss10pp14863-01a$2DOI 100 1 $aNOGUEIRA, T. da S. 245 $aMineração de dados em tweets para análise do consumo de lácteos no Brasil.$h[electronic resource] 260 $c2022 520 $aA pandemia da COVID-19 causou diversos impactos na rotina dos brasileiros e a alimentação é um deles. O foco deste trabalho foi analisar o consumo de produtos lácteos no Brasil nos últimos tempos, empregando dados da rede social Twitter, com a ferramenta Observatório do Consumidor. Com o objetivo de responder às perguntas ?Quais são os derivados lácteos mais consumidos no Brasil? e ?Como foi este consumo ao longo do tempo??, utilizou-se técnicas de processamento de linguagem natural nos dados para identificar os verbos referentes ao consumo e suas respectivas frequências ao longo do tempo. Foi observado que sorvete, leite condensado, queijos, doce de leite e leite foram os cinco produtos lácteos que obtiveram maior número de menções a verbos que remetem ao consumo, caracterizando-os como os produtos mais consumidos no período analisado. Entretanto, foi observado que o consumo de lácteos vem diminuindo desde 2020. Estes resultados mostram que é possível analisar de forma rápida, dinâmica e barata, o consumo de alimentos por meio das redes sociais. 650 $aConsumidor 650 $aLaticínio 650 $aLeite 650 $aMercado 650 $aPesquisa 650 $aProduto Derivado do Leite 653 $aInteligência artificial 700 1 $aMONTEIRO, A. L. F. 700 1 $aSILVA, D. H. da C. 700 1 $aSIQUEIRA, K. B. 700 1 $aGOLIATT, P. V. Z. C. 773 $tJournal of Engineering and Exact Sciences$gv. 8, n. 10, 14863-01a, 2022.
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Registro original: |
Embrapa Gado de Leite (CNPGL) |
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Registros recuperados : 14 | |
4. | | SILVA, D. H. da C.; MONTEIRO, A. L. F.; NOGUEIRA, T. da S.; LANA, M. S.; SIQUEIRA, K. B.; GOLIATT, P. V. Z. C. Análise exploratória do interesse por marcas e produtos lácteos no Brasil. In: WORKSHOP DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA GADO DE LEITE, 28., 2023, Juiz de Fora. Anais... Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leite, 2024. p. 10-12. (Embrapa Gado de Leite. Eventos Técnicos & Científicos, 1). Pibic/Fapemig.Tipo: Artigo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Gado de Leite. |
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7. | | MONTEIRO, A. L. F.; GUIMARÃES, Y. M.; SILVA, D. H. da C.; NOGUEIRA, T. da S.; SIQUEIRA, K. B.; GOLIATT, P. V. Z. C. Impacto da inflação nos tweets sobre leite e derivados. In: WORKSHOP DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA GADO DE LEITE PIBIC/CNPQ, 26., 2022, Juiz de Fora. Anais... Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leite, 2022. p. 154-157.Tipo: Artigo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Gado de Leite. |
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8. | | SIQUEIRA, K. B.; NOGUEIRA, T. S.; CAMPOS, E. W. A. M.; SOARES, N. D.; MORAES, E. A. P.; VILLELA, R. M. M. B.; DAVID, J. M. N.; GOLIATT, P. V. Z. C. Análise exploratória da imagem dos lácteos em tempos de coronavírus. In: SIQUEIRA, K. B. (ed.). Na era do consumidor: uma visão do mercado lácteo brasileiro. Juiz de Fora: Ed. do Autor, 2021. p. 195-202.Tipo: Capítulo em Livro Técnico-Científico |
Biblioteca(s): Embrapa Gado de Leite. |
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9. | | SIQUEIRA, K. B.; NOGUEIRA, T. S.; CAMPOS, E. W. A. M.; SOARES, N. D.; MORAES, E. A. P.; VILLELA, R. M. M. B.; DAVID, J. M. N.; GOLIATT, P. V. Z. C. O que mudou no consumo de lácteos com a pandemia? Uma visão das redes sociais. In: SIQUEIRA, K. B. (ed.). Na era do consumidor: uma visão do mercado lácteo brasileiro. Juiz de Fora: Ed. do Autor, 2021. p. 203-208.Tipo: Capítulo em Livro Técnico-Científico |
Biblioteca(s): Embrapa Gado de Leite. |
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10. | | SIQUEIRA, K. B.; NOGUEIRA, T. S.; SOARES, N. D.; CAMPOS, E. W. A. M.; MORAES, E. A. P.; VILLELA, R. M. M. B.; DAVID, J. M. N.; GOLIATT, P. V. Z. C. O impacto da pandemia no consumo de lácteos no Brasil: uma abordagem das redes sociais. In: SIQUEIRA, K. B. (ed.). Na era do consumidor: uma visão do mercado lácteo brasileiro. Juiz de Fora: Ed. do Autor, 2021. p. 209-213.Tipo: Capítulo em Livro Técnico-Científico |
Biblioteca(s): Embrapa Gado de Leite. |
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11. | | SIQUEIRA, K. B.; NOGUEIRA, T. S.; SOARES, N. D.; CAMPOS, E. W. A. M.; MORAES, E. A. P.; VILLELA, R. M. M. B.; DAVID, J. M. N.; GOLIATT, P. V. Z. C.; DINIZ, F. H.; PIRES, M. de F. A.; VICENTINI, N. M. Covid-19 e o impacto no consumo de leite e derivados. In: SIQUEIRA, K. B. (ed.). Na era do consumidor: uma visão do mercado lácteo brasileiro. Juiz de Fora: Ed. do Autor, 2021. p. 214-217.Tipo: Capítulo em Livro Técnico-Científico |
Biblioteca(s): Embrapa Gado de Leite. |
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12. | | SIQUEIRA, K. B.; NOGUEIRA, T. S.; SOARES, N. D.; CAMPOS, E. W.; MORAES, E. A. P.; VILLELA, R. M. M. B.; DAVID, J. M. N.; GOLIATT, P. V. Z. C.; DINIZ, F. H.; PIRES, M. de F. A.; VICENTINI, N. M. Pandemia, leite, queijo e tweets. In: ANUÁRIO Leite 2021. Juiz de Fora: Texto Comunicação Corporativa, 2021. p. 94-95.Tipo: Artigo de Divulgação na Mídia |
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13. | | TORRES, D. S.; OLIVEIRA, B. A. de; SILVEIRA, L. S. da; SILVA, M. P. da; PEREIRA; MORAES, J.; COURI, M. R. C.; QUEIROZ, R. F. G. e; PARREIRAS, P. M.; SILVA, M. R.; ALVES, L. A.; SOUZA, V. C. de; GOLIATT, P. V. Z. C.; VASCONCELOS, E. G.; SILVA FILHO, A. A. da; PINTO, P. de F. Synthetic aurones: new features for Schistosoma mansoni therapy. Chemistry & Biodiversity, v. 18, e2100439, 2021.Tipo: Artigo em Periódico Indexado | Circulação/Nível: A - 2 |
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14. | | NOGUEIRA, T. S.; SIQUEIRA, K. B.; SOARES, N. D.; CAMPOS, E. W.; MORAES, E. A. P.; VILLELA, R. M. M. B.; DAVID, J. M. N.; GOLIATT, P. V. Z. C.; PIRES, M. de F. A.; DINIZ, F. H.; VICENTINI, N. M. Tendências de consumo de queijo coalho no Nordeste. MilkPoint, 26 mar. 2021.Tipo: Artigo de Divulgação na Mídia |
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